PT / EN
CESTO (
0
)

Os bastidores da produção de conteúdo gastronómico

Os bastidores da produção de conteúdo gastronómico

Até o prato chegar à mesa, muita coisa acontece nos bastidores. A produção de conteúdo gastronómico passa pelas fases de pré e pós-produção antes de chegar às mãos dos nossos clientes. Todos os detalhes importam quando se fala de garantir resultados de excelência na fotografia profissional de alimentos ou vídeo publicitário de comida. 

Pré-produção: onde tudo começa 

O impacto de uma fotografia ou vídeo começa a ser criado muito antes do click, daí  a pré-produção ser uma fase tão importante. É nesta etapa que se faz o planeamento visual da campanha gastronómica, desde a escolha do cenário, adereços, iluminação até à escolha de ingredientes, sempre com o propósito de destacar o melhor de cada produto ou espaço e criar o ambiente pretendido pelo cliente. 

Acreditamos que os nossos clientes valorizam os pormenores tanto quanto nós e querem que a sua marca seja lembrada e imortalizada. Por isso, no processo criativo de fotografia ou vídeo de comida, queremos muito mais do que fazer uma composição equilibrada ou um conteúdo visualmente apelativo e bonito.

Queremos criar uma identidade visual através da imagem, fiel a quem a representa, e garantir que o seu produto se destaca no mercado. 

Afinar pormenores na pós-produção

Depois de fotografar e filmar, chega o momento de dar forma a tudo o que se fez na captação. Começa, assim, a fase da pós-produção, também conhecida como a fase dos pozinhos mágicos.

Na edição de fotografias de gastronomia, a nossa magia passa por respeitar o produto e valorizar os detalhes para criar uma imagem natural e polida, sem perder a essência e a verossimilhança que o cliente procura.

Aqui, escolhemos as melhores imagens, ajustamos a luz, a cor, o contraste e limpamos tudo o que possa distrair do nosso foco, que é o produto.

Antes da edição. © Estúdio Cozinha
Depois da edição. © Estúdio Cozinha

Antes da edição. © Estúdio Cozinha
Depois da edição. © Estúdio Cozinha

Em relação ao vídeo, seja um vídeo de receitas para redes sociais, um vídeo publicitário de uma marca alimentar ou um vídeo focado num prato específico, o nosso objetivo é criar um storytelling visual, ou seja, criar uma narrativa que capte a atenção de quem vê até ao final. É preciso escolher os melhores planos, os áudios, a banda sonora e fazer a montagem e a edição, desde a correção da cor até à pós-produção de som.   

Conteúdo que faz salivar

A melhor maneira de conseguirmos cativar o público é transmitir-lhe sensações, fazê-lo salivar e assegurar que aquela fotografia ou aquele vídeo lhe ficam na memória e, para isso, também temos os nossos truques. Na pós-produção de vídeo gastronómico usamos, muitas vezes, o slow motion e fazemos o público ouvir o crocante, sentir o calor, quase tocar no molho e conseguir sentir o cheiro.  Na fotografia, é preciso saber dar o click nos momentos certos, por exemplo, quando um prato tem o molho a escorrer e a borbulhar ou quando o vapor está a sair de um prato acabado de fazer.  Ao vermos o resultado final, cresce-nos logo água na boca. 

A sua marca, o nosso olhar 

Como agência gastronómica criativa, mais do que fotografar ou filmar, queremos criar imagens que ficam hoje, amanhã e daqui a dez anos, imagens que contam uma história e que despertam sentidos, seja pelo sabor, pela cor, ou por uma memória ou emoção.

Estamos cá para imortalizar a sua marca ou o seu negócio, com o processo de pré e pós-produção ajustado às suas necessidades e, aqui, entramos com um olhar treinado e atento a cada detalhe.

Esse projeto que está a marinar há algum tempo, merece ser posto ao lume e nós sabemos como fazê-lo. Saiba mais em como podemos contribuir para o seu negócio aqui.

Próximo