Comida boa e laptop friendly: cafés no Porto com o match perfeito.

por Sofia Gama
Comida boa e laptop friendly: cafés no Porto com o match perfeito.
© Estúdio Cozinha

Setembro chegou, que é como quem diz, acabou-se o “bem bom”, ou então não, porque somos capazes de estar prestes a melhorar o vosso regresso ao trabalho e a torná-lo bem mais apetecível. 

Trabalhar em casa até pode ser confortável, mas todos concordamos que, a certo ponto, torna-se aborrecido, monótono e sem graça. O que pode acabar com esse aborrecimento? A resposta é muito simples: um sítio diferente do qual estamos habituados e, claro, com boa comida para aumentar os níveis de concentração enquanto trabalhamos.

Sabemos que retomar a rotina pode ser um processo demorado, doloroso até…mas no Porto, felizmente, há vários cafés agradáveis onde podes trabalhar no computador, enquanto bebes um capuccino, comes um doce ou disfrutas de um bom salgado que, com certeza, te vai confortar. 

O Look Sharp , por exemplo, é um café acolhedor, situado no centro histórico do Porto, que oferece duas opções para os clientes trabalharem remotamente. Uma delas é no próprio café, com consumo mínimo por hora. E a outra consiste no aluguer de uma mesa fixa por dia, mês ou ano na parte do office space. Qualquer que seja a opção, o wi-fi rápido e gratuito, bem como a disponibilidade de tomadas são uma garantia. 
Outra garantia é a variedade de opções saudáveis para as refeições do dia. Para o pequeno-almoço, há vários menus que combinam ovos, bacon, shakshuka, bowls de iogurte e chia. Para almoço e jantar, há uma grande variedade de pratos internacionais, como Yaki Udon (Japão) e mushroom cannelloni (Itália). 
O café está aberto segunda e terça, das 8h30 às 16h30, de quarta a sábado, das 8h à 00h00 e domingo, das 8h à 23h. Esta é uma ótima opção para trabalhar num ambiente agradável e, em simultâneo, conhecer sabores de todo o mundo. 

Ainda no centro da invicta, perto da Rua de Santa Catarina está o Esquires Coffee Porto. Também com um ambiente acolhedor, mesas no espaço exterior e wi-fi rápido. É ideal para quem precisa de trabalhar remotamente, já que possui uma política laptop friendly e, em quase todas as mesas, dispõe de tomadas com entrada USB
Aqui, o café é 100% orgânico e a maioria dos produtos são fairtrade. O menu tem opções veganas e vegetarianas, bem como hambúrgueres e saladas. Os pequeno-almoços e brunches também incluem waffles, panquecas, ovos, bacon e outras opções que, embora não provado cientificamente, decerto nos fazem crescer água na boca na mesma proporção que aumentam a nossa produtividade. O Esquires Coffee abre de segunda a domingo, das 8h30 às 18h. 

Voltar ao trabalho pode ser sinónimo de repor os níveis de cafeína. És um amante de café? Encontraste o sítio perfeito. No que toca à torra de café, a Senzu é líder. No final do ano passado, ganhou o prémio Portugal Best Coffee Roaster no Porto Coffee Week. Apostamos que já estás a imaginar os teus níveis de concentração a aumentar enquanto trabalhas e bebes o café de especialidade da Senzu. Para prová-lo basta ir até à Rua do Rosário, ao Coffee Bar da CRU- Creative Hub, onde também há kombucha, infusões e outras bebidas.
A coffeeshop COMUM Porto, na rua de Cedofeita, é também um projeto da Senzu e aqui, podes acompanhar o café de especialidade com uma sanduíche ou, se preferires, um doce artesanal. Ambos os espaços são laptop friendly, mas apressa-te, porque os lugares são limitados e, com certeza, há por aí muitos fãs deste café. 

Junto ao Palácio de Cristal, o Soma - Café & Cozinha é capaz de nos fazer acreditar que ainda estamos de férias, a viajar pelo mundo: o menu combina sabores do Brasil, Médio Oriente e Ásia. À exceção de terça e quarta, está aberto todos os dias das 9h30 às 16h30, com boas opções para pequeno-almoço ou um almoço tardio. De quinta a sábado, das 19h às 22h30, podem também jantar e salivar com os pratos da chef Mirna Gomes. A juntar ao café de especialidade, há matcha, latte, espresso, kombucha. Um dos pratos com mais destaque é a moqueca de ovo, que é inspirado na shakshuka, mas com um toque de Brasil.
No Soma valorizam um espaço calmo e confortável para todos, por isso, podes usar o teu computador para trabalhar. No entanto, ao fim de semana não deves fazê-lo nas horas de maior afluência no café…sorte a tua! Tens essas horas para te focares só no menu.  

No Bicho Porto, o pão é o rei. Situado na rua do Breiner, é uma padaria de fermentação natural e, como tal, apresenta uma panóplia de tipos de pão diferentes (arroz, sementes, batata doce, focaccia, sem glúten…) que podes experimentar enquanto trabalhas, sossegadamente, no teu computador. Também podes disfrutar de alguns menus de pequeno-almoço, como iogurte com granola e fruta, panquecas com fruta e manteiga de amêndoa, rabanada de brioche, tostas de queijo ou ovo…enfim, verdadeiros estimulantes do estômago e, claro, da eficácia no trabalho.  O Bicho está aberto de quarta a sexta, das 10h às 18h, e aos fins de semanas e feriados, das 10h às 16h. Apenas podes usar o teu computador para trabalhar durante a semana (quarta a sexta), desde que não haja fila de espera ou que não seja horário de pico de fluxo. 

Quem fala de pão, fala também da Brites. Desafiamos-te a ires até à Rua da Constituição, entrares neste espaço e tentares não querer comer tudo o que há. Vais falhar redondamente quando vires os croissants, o cruffin, o pain au chocolat, os rolos de canela… já para não falar do pão de trigo e centeio, barbela e sésamo, a focaccia. Arriscámos-nos a dizer que, neste espaço, a vontade de estar a trabalhar no computador aumenta a cada linha que lês do menu. O café abre de segunda a sexta das 8h30 às 17h e, aos sábados das 8h30 às 14h. 

Se estás à procura de um sítio que tenha o conforto de casa… bingo, encontraste! O Dona Mira - Café, Bar e Cultura está aberto de segunda a sábado, das 10h às 22h, situa-se no Bonfim e tem um conceito que mistura arte, cultura e café. A decoração com sofás, fotografias nas paredes e uma pequena biblioteca faz lembrar uma verdadeira sala de estar, o ambiente perfeito para trabalhar. Neste espaço, podes usar o teu computador, mas só até às 18h e, aos sábados o uso não é permitido.
Se a decoração nos conforta, o serviço ainda mais. O Dona Mira serve café de especialidade, várias opções de latte art, como cappuccino e macchiato e, como se não bastasse, tem os deleitosos croissants da Ogi by Euskalduna.
Também com um conceito de bar, serve cervejas artesanais, cocktails… e, claro, alguns petiscos ligeiros, como tostas e sanduíches. Importa relembrar que, se tencionas passar várias horas a trabalhar neste café, deves fazer um consumo consciente, isto é, usufruir do menu enquanto trabalhas.

Ainda no Bonfim, perto da estação de Campanhã, está o Café Passaporte, de segunda a sexta, das 9h às 17h00 e aos sábados até às 16h.  Para além de ser um café que permite usar computador, também tem wi-fi gratuito e mesas no exterior, caso queiras repor os níveis de vitamina D enquanto trabalhas.Mas as vantagens não ficam por aqui. No Passaporte, os anfitriões são o café de especialidade e os bagels caseiros. Desde os mais elaborados aos mais simples, todos fazem abrir o apetite e são o acompanhamento perfeito para uma manhã/tarde de trabalho remoto. 

Húmus, salmão fumado, tomatada, pimento nori, rabanadas de brioche, bolos caseiros, croissants, bananabread… No Early, não faltam alternativas, desde os doces aos salgados e do café de especialidade às sodas naturais. Mais do que ter comida e bebida de encher as medidas, tem uma política de sustentabilidade e sazonalidade, o que significa que há sempre novas opções mediante a altura do ano.
O menu e a luz natural do espaço são a combinação perfeita para umas horas de trabalho, desde que não uses o teu computador nos períodos de grande afluência no café. Fica em Cedofeita, na rua dos Bragas e abre, todos os dias, das 9h às 17h.

Retomar a rotina não tem de ser entediante e sair do local onde habitualmente trabalhamos é um bom fator para estimular a nossa criatividade e produtividade, ainda mais quando temos menus para todos os gostos a acompanhar.  Por isso, os espaços que te apresentamos acima são uma forma de ganhares uma motivação extra no regresso ao trabalho. Quando receberes um aumento, agradece-nos. 

Mais Artigos